O que são vitaminas? E pra que servem?
As vitaminas são micronutrientes que o organismo não produz, por isso são adquiridas através da alimentação. Elas atuam em diversas funções do desenvolvimento e metabolismo do organismo, não podem ser usadas como fonte de energia nem como matéria de reposição celular, mas atuam como elemento fundamental para mecanismos de produção de energia e outros, e são necessárias apenas pequenas quantidades dessas vitaminas diariamente, e a falta delas, conhecida também como avitaminose, podem acarretar a várias doenças.Os tipos de vitaminas e suas particularidades
São conhecidas pela ciência mais ou menos 12 vitaminas, entre elas, as lipossolúveis e as hidrossolúveis, uma vez que as principais vitaminas são designadas por letras.As lipossolúveis:
São as vitaminas que são absorvidas juntamente com os lipídios, e para isso é necessário a bílis (secreção produzida pelo fígado que atua na digestão dos lipídios) e do suco pancreático (secreção produzida pelo pâncreas que atua na digestão de macronutrientes). São transportadas através do sistema linfático para o fígado através das lipoproteicas e são posteriormente armazenadas no tecidos.São as vitaminas lipossolúveis as vitaminas:
A: Essa vitamina é um antioxidante, melhora aspectos da pele e do cabelo, protege os aparelhos digestivo, respiratório e urinário, sendo importante também para a visão. Podemos encontrar fontes de vitaminas A nas verduras em geral, nos alimentos laranjas como abóbora, mamão e cenoura, leite integral, queijo, manteiga, gema de ovo, pimentão. A falta dessa vitamina no organismo pode levar a cegueira noturna (dificuldade de visão na obscuridade), xeroftalmia (é um ressecamento dos olhos que pode levar a cegueira real).D: A vitamina D é sintetizada no próprio organismo porem depende do sol para se tornar vitamina D, é fundamental para o fortalecimento de ossos e dentes ela também ajuda na coagulação do sangue. Pode ser adquirida também nos alimentos de origem animal, como por exemplo em ovos e leite. E a falta dela pode causar em crianças o raquitismo (provoca deformações ósseas, na arcada dentária, nas pernas e etc) e nos adultos a carência de vitamina D pode levar a osteoporose (caracterizada por ossos fracos, quebradiços e porosos).
E: Antioxidante a vitamina E combate os radicais livres diminuindo riscos de doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas, e também o Câncer de próstata entre outras doenças. A vitamina E pode ser encontrada no leite, no abacate e nas folhas verdes escura, a falta dela no organismo pode levar a fraqueza muscular, problemas de visão, alterações no sistema imunológico, dormência, tremores e algumas pesquisas apontam a esterilidade masculina.
K: Essencial para a síntese de substâncias, contribui para a coagulação do sangue e para a saúde dos ossos, ele pode ser divida em K1, K2 e k3 respectivamente encontradas em alimentos de origem vegetal (por exemplo, abacate e kiwi) produzida ela nossa flora intestinal e produzida em laboratório, normalmente a falta da vitamina K no organismo causa hemorragias.
As hidrossolúveis:
São as vitaminas solúveis em água, a maioria é componente de sistemas de enzimas essenciais, e muitas delas envolvidas em reações relacionadas com o metabolismo energético. Esse tipo de vitamina não é armazenado pelo organismo em grandes quantidades, são normalmente eliminados pela urina. As vitaminas hidrossolúveis são:Complexo B: B1(tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantoténico), B6 (piridoxina), B8 (biotina), B9 (ácido fólico), B12 (cobalamina):
Formam um conjunto de vitaminas que têm, entre si, propriedades semelhantes, elas são essenciais para a produção de anticorpos, e glóbulos brancos, ela também inibe a produção de colesterol, facilita a ação enzimática e é útil para os sistemas nervoso e digestivos e para a pele. Encontradas facilmente em cereais integrais, leguminosas como feijão, soja, lentilha ervilha, etc, no alho, cebola, peixes, crustáceos ovos, leite, entre outros, as vitaminas do complexo B (referencialmente a B12) participa da formação do material genético das células, como hemácias e leucócitos e só é encontrada em alimentos de origem animal (portanto vegetarianos precisam de suplementação desta vitamina). A deficiência das vitaminas do complexo B no organismo pode causar beribéri (falta de vitamina B1, causa formigamentos, câimbras, laringite, insônia e etc), rachadura de lábios e bocas, anemia, alterações neurológicas, pelagra (causada pela falta de vitamina B3, conhecida como sintomas dos 3D’s por causar dermatite, diarreia e demência).
C: necessárias para o bom funcionamento do organismo, a vitamina C protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele, e ate ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos. Algumas das fontes dessa vitamina são frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi, verduras em geral, salsa, maracujá, frutas silvestres, morango, tomate, entre outras. O escorbuto é resultante da falta de vitamina C. Escorbuto ocasiona a formação de feridas na pele, gengiva esponjosa e sangramento das membranas mucosas. As feridas são mais abundantes nas coxas e pernas. No estágio avançado do escorbuto há feridas supuradas abertas, perda dos dentes, e eventualmente morte.
(Números:30,25,04,05,23,16)
Nenhum comentário:
Postar um comentário